e-Book e Impresso:

Baixar e-Book grátis:
Formato PDF
Adquira a versão impressa:
Um Só Corpo na Prática - Livro Impresso

INDICE










Traduzido de "The One Body in Practice", por Bruce Anstey publicado por Christian Truth Publishing. Traduzido por Mario Persona.


Apendice: Grupos Cismaticos Dentre os Conhecidos como "Irmaos"

As divisões e cismas manifestadas no testemunho cristão sempre tiveram um começo. Se alguém estiver pensando seriamente em entrar em comunhão com um grupo de cristãos que professa estar congregado sobre os princípios da Palavra de Deus, é bom indagar sobre sua origem. Cada reunião de cristãos tem uma história. W. Potter escreveu: "Qual é a origem de tal e tal reunião? Por que eles se reúnem separados de outros? Sua posição é bíblica?". Estas são perguntas importantes que devem ser feitas.

Nossa Responsabilidade Para com os que Abandonaram o Divino Centro de Reuniao

O que costuma ser mais perigoso do que "tocar com o garfo" pessoas para a assembleia local é sair atrás daqueles que abandonaram a assembleia. Ao considerarmos este assunto da reunião feita pelo Espírito, precisamos entender que espalhar é uma obra de Deus tanto quanto reunir (Gn 3:23-24, 11:8-9, 1 Rs 12:24, 2 Rs 17:20-23, 24:1-4, Jr 15:1, 4, 31:10, Ez 36:19, 24, Mt 23:37, Jo 10:12, 16, Ef 1:10). Às vezes o Senhor peneira o Seu povo. Ele os prova e às vezes permite que sejam espalhados. Satanás é o grande peneirador e causador de divisões e, o Senhor, pelo Espírito, é o grande Reunidor. Todavia, o Senhor, em caráter de disciplina administrativa de Seu povo, pode permitir que Satanás tenha acesso aos santos e faça seu trabalho de espalhar.

Nossa Responsabilidade Para Com Aqueles que Nao Estao Congregados

Alguém poderá perguntar: Qual é nossa responsabilidade para com aqueles que não estão congregados? Será que não deveríamos dizer algo a eles sobre a verdade da assembleia? Nossa resposta é sim. Toda a verdade é para toda a igreja, tanto para aqueles congregados ao Nome do Senhor Jesus como para aqueles que estão espalhados na cristandade. Devemos torná-la disponível a todos os que buscam. Devemos estar "sempre preparados para responder com mansidão e temor" a qualquer que nos pedir a razão da esperança que há em nós (1 Pd 3:15). Paulo recebia a todos que iam a ele buscando pela verdade (At 28:30-31). Uma figura disso está no livro de Ezequiel. Ele devia mostrar "à casa de Israel esta casa" (Ez 43:10), ou seja, ele devia mostrar a eles o padrão da casa de Deus, para que pudessem ver por si mesmos essa ordem. Devemos igualmente apresentar a verdade da igreja à igreja. Todavia, precisamos estar em comunhão com o Senhor quanto a quando e como apresentar a verdade da reunião a alguém. Por divulgar indiscriminadamente a verdade da assembleia a todas as pessoas com quem nos encontramos, podemos inadvertidamente estar dando "aos cães as coisas santas" e "aos porcos" as "pérolas" (Mt 7:6). Nas Escrituras o "porco" costuma ser usado para descrever um falso professo. Uma "pérola" nas Escrituras refere-se à assembleia (Mt 13:45-46). E esta verdade é de propriedade exclusiva da igreja (W. Scott). A verdade concernente à assembleia deve ser disseminada com cuidado. Que o Senhor possa nos guiar nesta tarefa.

A Acusacao de Sectarismo

A ideia de que Deus possui na terra um só testemunho da verdade do "um só corpo" parece exclusivista para alguns. Mas isso não deveria parecer estranho para nós, já que toda a revelação da fé cristã deve parecer assim para as pessoas de outras religiões, como budismo, hinduísmo e islamismo. Elas olham para o cristianismo e dizem: "Então vocês cristãos acham que são os únicos certos -- que vocês são os únicos que vão para o céu!". Elas podem achar o cristianismo orgulhoso, arrogante e exclusivista -- mas é a verdade de Deus. Tudo o que podemos fazer é baixar a cabeça e humildemente agradecer a Deus pela graça que nos guiou Àquele (o Único) que é "o caminho, e a verdade e a vida"; Aquele que disse "ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14:6). O meio de salvação e a vida eterna são coisas muito exclusivas. "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4:12).

Novos Grupos que Procuram Seguir o Padrao Biblico para Reunir

A ideia de que Deus pode ter mais de um testemunho divinamente reconhecido da verdade do "um só corpo", ainda que não em comunhão prática uns com os outros, incomoda alguns. Muitas perguntas hipotéticas já foram feitas neste sentido relacionadas a novos grupos de cristãos que procurem congregar sobre os princípios divinos. Este é um exemplo: "Se um grupo de cristãos piedosos, que não conhecesse os que estão congregados ao Nome do Senhor, aprendesse algo da verdade de como congregar e, separando-se de seus vínculos com associações eclesiásticas, começasse a se reunir simplesmente em nome do Senhor Jesus, agindo em conformidade com tudo o que aprenderam das Escrituras sobre esta função da assembleia, estariam eles congregados sobre o terreno do "um só corpo" e teriam o Senhor em seu meio conforme Mateus 18:20?".

Imitacao

Alguns acreditam erroneamente que se existe apenas uma maneira para os cristãos estarem congregados -- a qual é em conformidade com o padrão encontrado na Palavra de Deus -- e que se um grupo viesse a se reunir seguindo esse mesmo padrão, os cristãos ali estariam divinamente congregados ao Nome do Senhor. Alguém poderia visitar uma reunião de cristãos assim e sair dizendo: "Essas pessoas se reúnem exatamente como aqueles que estão congregados ao Nome do Senhor, portanto conclui-se que elas estejam congregadas ao nome do Senhor". Todavia, para estarem divinamente congregados ao Nome do Senhor há outros requisitos a serem preenchidos. Certamente é verdade que só existe uma maneira para os cristãos estarem congregados, mas se bastasse conduzir as reuniões em conformidade com o padrão das Escrituras as pessoas poderiam simplesmente se separar daqueles que Deus congregou ao Nome do Senhor Jesus e estabelecer uma comunhão independente. Bastaria elas praticarem aquilo que a Palavra de Deus ensina sobre a ordem da assembleia e seriam consideradas como estando no verdadeiro fundamento da assembleia. Se este fosse o único critério muitas das divisões heréticas existentes entre aqueles que são chamados "irmãos" poderiam ser consideradas como estando congregadas ao Nome do Senhor, pois muitas delas procuram seguir o padrão determinado na Palavra de Deus para a reunião.

Postagens populares